14 de fevereiro é oficialmente o Valentine’s Day nos EUA. A história conta que essa data retoma à Roma Antiga e ao legado de Saint Valentim, um padre que realizou inúmeros casamentos de soldados, mesmo após a proibição do imperador Cláudio II. Como punição, Valentim foi condenado à morte em 14 de fevereiro, mas deixou sua marca na história ao escrever uma carta assinada “From your Valentine”, expressão usada até hoje.
A popularização nos Estados Unidos ocorreu no século XIX, quando os cartões feitos à mão começaram a ser amplamente trocados. Esse costume se fortaleceu ainda mais com a produção em massa dos cartões criados por Esther Howland, artista responsável por comercializá-los, sendo posteriormente nomeada pelos americanos como “Mother of the American Valentines”.
Moramos nos EUA e podemos afirmar que, por aqui, a tradição vai muito além dos casais — é uma celebração do amor em todas as suas formas. As crianças, por exemplo, trocam cartões e presentes na escola, chegando em casa com várias lembrancinhas feitas pelos amigos. Culturalmente, desde a infância, as pessoas aprendem a demonstrar carinho por aqueles que amam no valentines. Os adultos também celebram, seja entre casais, amigos ou familiares. Toda forma de afeto é bem-vinda no Valentine’s Day.
Eaí, vocês já demonstraram amor aos seus lovers hoje? Happy Valentine’s Day!